quarta-feira, 1 de agosto de 2012

DIFERENÇA ENTRE LIDER E CHEFE



Um grande industrial notou que sua Empresa estava em decadência apesar de varias sugestões recebidas. Já desesperado procurou uma “vidente” famosa de seu bairro para que o auxiliasse. Após escutar sua estória a mulher se levantou, ausentou-se as sala e logo após voltou para sala trazendo em suas mãos uma caixinha muito bem embrulhada com o seguinte recado para ele.”Dentro desta caixa está escrito um bilhete para que você só leia após 30 dia. Você terá que colocar esta caixinha entre as mãos e percorrer todos os setores de sua Empresa logo pela manhã, todos os dias apor 30 dias e após isto poderás abrir a caixa e ler o que lhe escrevi”seguindo  esta orientação iniciou este roteiro e pode neste período observar todos os problemas que estavam acontecendo dentro da empresa e os começou a corrigir e no final de  30 dias já tinha retornado os bons momentos de sua firma.Ansioso por abrir a caixa e ler o que estava escrito  assim o fez. Abriu o papel e leu:”Isto que você fez deveria ter feito todos os dias”.
Em 1974 era Gerente Regional da Divisão Agroquímica da Ciba Geigy em São Paulo e gostava de ficar fazendo meus planejamentos de vendas   após o horário de trabalho para evitar o transito nos horários de pico.Certa noite estava em minha mesa e o veterinário da Empresa em outra mesa no fundo da sala e eis que entra um senhor e sorrindo me cumprimentou e sentou para conversar.Iniciamos nossa conversa comentando a reforma que esta sendo feita no salão com colocação de divisórias e me perguntou qual era meu trabalho na Empresa e esta conversa cordial fluiu como se fossemos velhos amigos  pois não tinha perguntas interrogativas mas sim de puro aprendizado de meu trabalho, minhas dificuldades, minhas ideias de contornar os problemas e qual o aporte que recebia da Empresa para isto.Apesar da conversa descontraída percebi a uma certa tensão no veterinário que não parava de olhar para nossa mesa.Perguntei a ele se também trabalhava na Empresa o que me respondeu sorrindo que fazia trabalho burocrático sem muita emoção e se despediu com um forte aperto de mão.Rapidamente veio o veterinário me perguntando o que “ele” queria.Respondi, apenas conversar e conhecer nosso trabalho ERA O PRESIDENTE DA CIBA GEIGY NO BRASIL.
Era o homem carregando  a caixinha entre as mãos e percorrendo todos os setores de Empresa.Chegava cedo  em seu carro particular, sem motorista,conversava desde o jardineiro, faxineiro, cozinheiras e com todos funcionários, sempre  escutando e tratando a todos com cordialidade e respeito.Era um LIDER NATO pois sabia ouvir quem realmente conhecia os problemas da Empresa e poder com isto planejar o melhor,e isto se aplica a todos os setores da vida que envolvam chefia. Ser Chefe é fácil o difícil é ser Lider.é escutando todos seus subordinados, seus problemas, suas dificuldades e sugestões é que se pode ter um quadro real da situação e poder em cima destes dados fazer um planejamento, executar, controlar, avaliar resultados. Isto é o que diferencia um Lider de um Chefe na condução de um cargo que lhe é delegado.Todo Administador que não conhece seu reais problemas e não sabe escutar, nunca terá dados corretos para planejar e com toda certeza não terá sucesso.Quem não sabe ouvir não terá nunca capacidade de comandar.
Precisamos de Lideres, pois em nossos dias já temos muitos Chefes para poucos indios

Nenhum comentário:

Postar um comentário