Um grande industrial notou que sua Empresa estava em decadência
apesar de varias sugestões recebidas. Já desesperado procurou uma “vidente”
famosa de seu bairro para que o auxiliasse. Após escutar sua estória a mulher
se levantou, ausentou-se as sala e logo após voltou para sala trazendo em suas
mãos uma caixinha muito bem embrulhada com o seguinte recado para ele.”Dentro
desta caixa está escrito um bilhete para que você só leia após 30 dia. Você
terá que colocar esta caixinha entre as mãos e percorrer todos os setores de
sua Empresa logo pela manhã, todos os dias apor 30 dias e após isto poderás
abrir a caixa e ler o que lhe escrevi”seguindo
esta orientação iniciou este roteiro e pode neste período observar todos
os problemas que estavam acontecendo dentro da empresa e os começou a corrigir
e no final de 30 dias já tinha retornado
os bons momentos de sua firma.Ansioso por abrir a caixa e ler o que estava
escrito assim o fez. Abriu o papel e
leu:”Isto que você fez deveria ter feito todos os dias”.
Em 1974 era Gerente Regional da Divisão Agroquímica da Ciba
Geigy em São Paulo e gostava de ficar fazendo meus planejamentos de vendas após o horário
de trabalho para evitar o transito nos horários de pico.Certa noite estava em
minha mesa e o veterinário da Empresa em outra mesa no fundo da sala e eis que
entra um senhor e sorrindo me cumprimentou e sentou para conversar.Iniciamos
nossa conversa comentando a reforma que esta sendo feita no salão com colocação
de divisórias e me perguntou qual era meu trabalho na Empresa e esta conversa
cordial fluiu como se fossemos velhos amigos pois não tinha perguntas interrogativas mas
sim de puro aprendizado de meu trabalho, minhas dificuldades, minhas ideias de
contornar os problemas e qual o aporte que recebia da Empresa para isto.Apesar
da conversa descontraída percebi a uma certa tensão no veterinário que não
parava de olhar para nossa mesa.Perguntei a ele se também trabalhava na Empresa
o que me respondeu sorrindo que fazia trabalho burocrático sem muita emoção e
se despediu com um forte aperto de mão.Rapidamente veio o veterinário me
perguntando o que “ele” queria.Respondi, apenas conversar e conhecer nosso
trabalho ERA O PRESIDENTE DA CIBA GEIGY NO BRASIL.
Era o homem carregando
a caixinha entre as mãos e percorrendo todos os setores de
Empresa.Chegava cedo em seu carro
particular, sem motorista,conversava desde o jardineiro, faxineiro, cozinheiras
e com todos funcionários, sempre escutando e tratando a todos com cordialidade
e respeito.Era um LIDER NATO pois sabia ouvir quem realmente conhecia os
problemas da Empresa e poder com isto planejar o melhor,e isto se aplica a todos
os setores da vida que envolvam chefia. Ser Chefe é fácil o difícil é ser
Lider.é escutando todos seus subordinados, seus problemas, suas dificuldades e
sugestões é que se pode ter um quadro real da situação e poder em cima destes
dados fazer um planejamento, executar, controlar, avaliar resultados. Isto é o
que diferencia um Lider de um Chefe na condução de um cargo que lhe é
delegado.Todo Administador que não conhece seu reais problemas e não sabe
escutar, nunca terá dados corretos para planejar e com toda certeza não terá
sucesso.Quem não sabe ouvir não terá nunca capacidade de comandar.
Precisamos de Lideres, pois em nossos dias já temos muitos
Chefes para poucos indios
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